Batom Vermelho: saiba sobre esse símbolo de poder e encontre seu tom

Batom Vermelho: saiba sobre esse símbolo de poder e encontre seu tom

O batom vermelho é conhecido como um objeto de poder para as mulheres, basta passar essa tonalidade nos lábios que em poucos segundos a autoestima fica elevada e o visual se renova. Um dos itens mais antigos na história da maquiagem, o batom vermelho permanece como o produto favorito para produções glamourosas e arrebatadoras.

Usar batom vermelho é como uma injeção de confiança. Não importa qual a cor da pele, o estilo, o tipo de cabelo, o corpo ou a etnia, existe um tom de vermelho que atende cada tipo de pessoa. Por isso, a Maybelline NY lança a coleção de vermelhos da linha Superstay Matte Ink Spiced Edition, uma edição com 5 tons de batom vermelho cheia de tonalidades de vermelho que combinam com todos os estilos. Confira abaixo toda a simbologia do batom vermelho e descubra qual o tom perfeito para você!

Quando as mulheres começaram usar batom vermelho?

Desde a Pré-História, pintar o rosto era um forma de expressar a identidade de uma tribo e diferenciá-las durante as guerras. Porém, é no Egito que o hábito de pintar os lábios, especificamente, de vermelho se torna mais comum. Neste caso, os membros da realeza usavam tons avermelhados para mostrar poder. A coloração era obtida por meio de insetos esmagados misturados com elementos tóxicos extraídos de pedras preciosas moídas.

Durante o período medieval, pintar os lábios de vermelho era uma maneira de diferenciar as classes sociais, embora grupos religiosos alegavam que quem usava batom vermelho era um pecador e promíscuo. Este posicionamento ganhou força também nos séculos seguintes, entre 1830 e 1900, quando a rainha Victoria, da Inglaterra, decretou o fim do uso de maquiagem dentro da aristocracia.

No entanto, este cenário começou a mudar quando em 1912, quando a cidade de Nova Iorque se transformou em um grande palco de movimentos feministas como o sufrágio. Esta luta reivindicou os direitos políticos para as mulheres, principalmente, o direito de votar e de ser votada. E um dos símbolos dessa luta foi o batom vermelho, que era usado pelas manifestantes e ativistas como signo para a resistência. A partir da Segunda Guerra Mundial, as campanhas de publicidade das empresas de cosméticos colocavam significados políticos nas suas publicidades e encorajava as mulheres a usarem batom vermelho e cuidar da beleza.

Mas, foi durante os anos 40 e 50 que o batom vermelho sólido que conhecemos hoje atingiu o seu auge. As atrizes de Hollywood usavam e abusavam do batom vermelho. Marilyn Monroe e Elizabeth Taylor, com os lábios rubi, em todas as páginas de jornais e revistas, consolidaram essa tonalidade e nunca mais o batom vermelho saiu de moda.

Qual o significado do batom vermelho?

Com o movimento sufragista, o batom vermelho se tornou uma demonstração de força feminina, um símbolo de liberdade para fazer as próprias escolhas até mesmo na hora de optar por uma cor de batom, sem que isso seja associado com promiscuidade ou pecado, mas sim, por querer simplesmente usar esse cosmético. O pensamento de utilizar o batom vermelho como forma de protesto se propagou naquela época, escolher essa cor era como quebrar paradigmas.

Hoje, o batom vermelho ainda carrega este sentimento de poder e força. Ao passar essa tonalidade nos lábios, a mensagem de atitude, personalidade, glamour e uma pitada de sensualidade prosperam, impulsionando a autoestima, injetando confiança e alavancando a independência feminina. Mostrando ao mundo uma libertação dos tabus estéticos, sexuais e sociais.

Maquiagem com batom vermelho

O batom vermelho é indispensável quando o assunto é visual impactante. A cor vermelha é uma das mais democráticas, pois, a maquiagem com esse cosmético fica linda em todas as mulheres e pessoas que queiram usá-lo. O batom vermelho era considerado um elemento para ser usado apenas em eventos noturnos, mas o estigma foi quebrado e, atualmente, é visto no dia a dia e até mesmo no ambiente de trabalho.

Para o cotidiano, você pode apostar em uma make com a pele leve e olhos mais simples, somente com cílios volumosos e alongados, arrematando com um batom vermelho matte para um efeito inesquecível. Se quiser algo a mais, porém permanecer no estilo clássico, combine um batom vermelho com um delineado gatinho. Para um evento ou festa, invista em olhos pretos e batom vermelho. Mas, caso queira trabalhar com cores, escolha uma sombra rosa ou até mesmo vermelha para os olhos e, claro, finalize com um batom vermelho!

Como escolher o tom do batom vermelho?

Para escolher o tom de vermelho ideal para você, é recomendado observar o seu subtom de pele. Vale ressaltar que você tem liberdade para usar o tom que lhe agradar, as dicas a seguir são apenas sugestões.

Pessoas que possuem pele branca rosada, combina perfeitamente com tons que beiram o cereja e fúcsia. Já os tons alaranjados e tomate, são ideais para pele branca amarelada, imprimindo uma modernidade que pode ser explorada em maquiagens do dia a dia.

Para peles negras amareladas, qualquer nuance de vermelho permite um visual incrível, pois este tom de pele é muito versátil. Se você tem pele morena rosada, invista em vermelhos frios, como o bordô, deixando o look mais elegante. Peles pretas são ideais para vermelhos fechados como ameixa, sangue, telha e vinho. Peles oliva combinam com os vermelhos primários. As orientais podem investir em tons frios, enquanto as ruivas podem abusar de tons próximos à cor do próprio cabelo.

Batom Líquido Matte Maybelline NY Superstay Matte Ink Shot Caller

Coleção de vermelhos da linha Superstay Matte Ink Spiced Edition

A Maybelline NY lança uma nova edição com 5 novos tons de vermelho de batons líquidos matte de longa duração, com até 16h (autoavaliado por 114 mulheres) sem precisar retocar. São cores incríveis com acabamento matte e textura confortável, podem ser usados no dia a dia e em eventos importantes.

Os vermelhos da linha Superstay Matte Ink Spiced Edition não craquelam, proporcionando uma maquiagem impecável do começo ao fim. Experimente todas as cores da linha Superstay Matte Ink no nosso testador virtual da Maybelline NY e escolha o tom que mais combina com você.

Quais os melhores batons vermelhos?

Os batons líquidos Superstay Matte Ink Spiced Edition da Maybelline NY, apresentando 5 tonalidades diferentes, certamente é uma coleção que, quem ama batom vermelho, precisa ter na necessaire. Dura por até 16h (autoavaliado por 114 mulheres), sem borrar ou transferir. As cores são extremamente vibrantes, pois a linha traz uma alta concentração de pigmento em cada produto. O aplicador em formato de flecha facilita a aplicação e garante um traçado labial preciso.


Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.