Batom: saiba mais sobre essa make essencial

Batom: saiba mais sobre essa make essencial

Importante elemento da maquiagem, o batom sempre marca presença na necessaire. A história desse item de beleza se arrasta através dos séculos, sendo um dos cosméticos mais versáteis e democráticos que existe. Apresentando-se em diversos formatos, cores, composições e texturas, o batom realça a beleza e combina com qualquer estilo. Quer saber mais sobre esse item insubstituível? A Maybelline NY, marca referência em maquiagem, traz para você todas as curiosidades sobre o batom.

Como surgiu o batom?

Para falar sobre o surgimento do batom, precisamos viajar no tempo até a época do Egito Antigo. As mulheres da família real e famílias mais abastadas tinham o hábito de pintar os lábios e decorá-los com pedras preciosas. O busto da rainha Nefertiti, localizado no Museu de Berlim, na Alemanha, mostra que os lábios possuíam um tom levemente mais rosado que a cor da pele, evidenciando o uso de substâncias para colorir essa região do rosto.

Naquela época, o batom era composto por substâncias naturais, principalmente, a tinta conhecida como Púrpura Tyr, utilizada somente pelas mulheres da alta sociedade. Porém, não é só as egípcias que usavam o batom rústico, as mulheres da Grécia Antiga também utilizavam alguns recursos retirados da natureza, como a matéria de uma raiz, e misturavam com mel no intuito de deixar os lábios mais saudáveis.

Dando um salto no tempo, a fórmula sólida do batom que conhecemos atualmente, surgiu na década de 1930 nos Estados Unidos. Hoje, as cores são construídas em uma base gordurosa, garantindo uma aplicação fácil e uniforme. Além disso, o batom não é apenas um elemento para dar cor aos lábios, mas também protege a boca contra o sol, o vento e o frio.


Como passar batom corretamente?

Como passar batom?

O batom é um modo de dar um destaque para o rosto, complementar o visual e manifestar a sua personalidade. No entanto, muitas mulheres sentem dificuldades ao aplicar o batom, especialmente quando se trata de batons com cores vibrantes, fortes ou contém textura matte.

Quando o batom é passado de forma errada, pode manchar a pele ao redor dos lábios, ficar com aspecto irregular e craquelado, além de desbotar com mais facilidade. Mas a Maybelline NY garante que passar batom corretamente é mais fácil do que você imagina.

1. Hidratação: No geral, esse passo é importante para prolongar ainda mais a duração do pigmento;
2. Contorno: Com um lápis labial nude ou da mesma cor que o batom, contorne os lábios para definir melhor o desenho da boca. Coloque a ponta do lápis, no centro do arco do cupido e prossiga contornando as laterais até as extremidades. No lábio inferior, repita o mesmo procedimento.
3. Preenchimento: Respeitando o contorno que você fez no passo anterior, preencha o interior dos lábios com o batom.
4. Correção: caso você perceba alguma área borrada, pegue um pincel com o corretivo da cor da sua pele e limpe os locais borrados, para uniformizar a pele ao redor do batom. Está pronto!


Existem vários tipos de batom para você escolher!

Batom matte

O batom matte é um dos queridinhos das brasileiras. A textura dele é mais opaca, sendo perfeito para ocasiões em que é necessário um visual mais sofisticado. A composição deste modelo é mais seca, por isso, possui uma durabilidade mais alta se comparado com um batom cremoso.

O pigmento de um batom matte é bem forte, deixando as cores vívidas. O batom matte Superstay Matte Ink, por exemplo, possui cores para todos os tipos de pele, além disso, não requer muitos retoques no decorrer do dia, pelo fato de não transferir facilmente. Se você quer um look bem poderoso, o batom matte traz um resultado de lábios bem marcados.

Batom líquido matte

Neste modelo, o batom líquido matte possui uma concentração ainda maior de pigmentos, promovendo uma cor intensa e radiante. Tem uma textura fina, dando um acabamento matte aveludado ideal para usar em eventos requintados. Devido ao pincel que já vem na própria embalagem do produto, a aplicação é rápida e fácil, além de garantir mais precisão para delinear os contornos e preencher os lábios.

O batom líquido Super Stay Matte Ink dura até 16 horas na boca, não borra e nem transfere. Além disso, possui um aplicador em formato de flecha que auxilia em uma aplicação perfeita. Está disponível em uma variedade de nuances super pigmentadas para combinar com qualquer estilo.

Batom Matte possui uma longa duração

Batom cremoso

Certamente, este é o modelo de batom mais comum, pois nunca sai de moda e é de simples aplicação. Possui duração média, pois apresenta maior índice de transferência ao comer ou beber aquele cafézinho. O batom cremoso tem uma ótima cobertura com um brilho natural suave e uma textura macia. Por isso, esse tipo de batom é muito usado no dia a dia, devido ao conforto que transmite ao usá-lo.

Mas não é só isso! Por ser cremoso, ele cumpre um papel de nutrir os lábios, fazendo uma ação hidratante. Se você deseja uma maior durabilidade do batom cremoso, invista em um lápis labial da cor da sua boca ou da tonalidade do batom e preencha tanto o lábio superior quanto o inferior antes da aplicação direta do batom. Este truque garante algumas horas a mais para esse tipo de batom.

Batom longa duração

Se você não tem paciência de ficar retocando o batom ou está a procura de um batom que dure o dia ou a noite toda, os batons de longa duração são perfeitos para você. O batom de longa duração não sai facilmente, são horas com os lábios cheios de cor e beleza.

O batom de longa duração SuperStay Matte Ink de Maybelline NY garante duração de até 16 horas sem precisar retocar a make. Ideais para ocasiões especiais em que você queira a liberdade de curtir o momento sem se preocupar com a vitalidade do seu batom. Quer descobrir qual cor combina mais com você? Experimente o provador virtual da Maybelline NY e encontre a cor perfeita para os seus lábios.


Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.