Qual a diferença entre bronzer e contorno?

O universo de maquiagens oferece inúmeras opções de produtos, são diversos produtos para criar um look incrível e realçar sua beleza. Com tantas possibilidades, surgem dúvidas básicas sobre a função de cada elemento na make. Por exemplo, você sabe qual a diferença entre bronzer e contorno? Caso esse seja um dos seus questionamentos, a Maybelline NY está aqui para sanar essa dúvida!

O bronzer e contorno não são a mesma coisa e não possuem as mesmas finalidades. Para uma maquiagem bonita e impecável, é essencial usar os produtos certos, nas áreas corretas para valorizar o rosto e as feições. A Maybelline NY explica as particularidades entre o bronzer e o contorno e ajuda você a entender para que servem.

Para que serve o bronzer?

Como o próprio nome já indica, o bronzer tem como objetivo bronzear a pele. Geralmente, possui bastante luminosidade, isto é, traz uma certa cintilância por meio de glitter ou outros elementos que ocasionam o efeito brilhante. O bronzer pode ser utilizado como contorno, desde que não tenha brilho ou cintilância na sua composição.

Além disso, esse produto também costuma ser em tons mais quentes, pois proporciona aquela coradinha saudável como se você tivesse pego sol. Por isso, é recomendado aplicar o bronzer apenas em locais que costumam ficar bronzeados como testa, nariz e bochechas.

Para que serve o contorno?

O contorno facial é usado para corrigir alguns traços que foram apagados devido a aplicação de base. Ou seja, o contorno consiste em dar profundidade para as feições do rosto, dando um toque mais harmonioso e bem desenhado ao rosto. Essa técnica cria sombras, especificamente, em regiões do nariz, queixo, bochechas e testa, para afinar ou acentuar essas áreas.

O ideal é o contorno ser de dois a três tons mais escuros que a pele. É importante que a cor escolhida seja em uma tonalidade mais fria, para que não haja risco de o rosto ficar alaranjado. A técnica de contorno pode ser aplicada abaixo do ossinho da bochecha, iniciando com passadas rente a raiz dos cabelos indo em direção a boca. Também pode contornar o nariz e o pescoço para afinar e alongar essas regiões.

Como escolher entre bronzer e contorno?

Para escolher entre o bronzer e o contorno é necessário identificar qual a finalidade da sua make. O contorno pode ser usado em maquiagens mais elaboradas para fotos ou eventos requintados que exijam uma produção impecável. Fique atenta ao escolher a cor, pois o contorno deve ser dois ou três tons acima da sua pele e apresentar uma textura matte. Já o bronzer é perfeito para uma maquiagem voltada para o dia a dia, pois este produto dá um toque mais natural e ilumina o rosto.

Pessoas que possuem a pele clara, um bronzer em tons de bege claro ou com fundo rosado, pode dar um efeito mais natural e glamouroso. Para as peles negras claras, um bronzer dourado é excelente para dar um ar praiano ao visual. Já as negras retintas, podem escolher um bronze marrom escuro com um brilho dourado suave, imprimindo um glow extra para a pele. Você pode optar por finalizar o bronze com um blush no alto das maçãs do rosto e deixar a make ainda mais natural.


Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.