Entenda por que alguns batons ficam melhores na boca do que outros

A textura dos lábios pode influenciar na cor e na duração dos batons, variando de mulher para mulher

Escolher o batom certo depende de vários fatores como a combinação com a cor da pele e do cabelo, mas a novidade é que a textura dos lábios também pode influenciar no resultado final do seu look. Quando o produto parece completamente diferente na boca de uma amiga é porque ressecamento, hidratação e até a temperatura do corpo são características que podem mexer com a cor e a fixação do batom.

Acabamento do batom é influenciado por muitos fatores

Seco, rachado, descamado, nutrido e úmido são apenas algumas das variantes que os lábios podem apresentar e, para tirar o melhor resultado de cada batom, é preciso aprender a lidar com todas elas. Segundo o maquiador de celebridades Ramy Gafni, geralmente os lábios secos se favorecem dos batons mais transparentes e de aspecto molhado por causa dos ingredientes emolientes quase sempre contidos nessas fórmulas. Já o matte que é tão querido pelas fashionitas é melhor para lábios nutridos e lisinhos - os únicos que não são danificados pela textura mais seca desse tipo de produto. O batom cremoso se encaixa no meio-termo e pode ser usado tanto por quem tem lábios secos quanto pelas mulheres que mantêm a boca hidratada.

Além do tipo de batom e do estágio de hidratação dos lábios, outros fatores interferem no resultado: "a combinação entre a umidade dos lábios e a temperatura do corpo também pode alterar a forma como o batom se comporta de indivíduo para indivíduo," disse o dermatologista Fayne L Frey ao site Beauty High. A hora da aplicação precisa se adequar a textura dos seus lábios: para que o look fique perfeito, a aplicação deve ser feita de acordo com a textura da boca de cada um. Quem tem a área mais nutrida e hidratada, pode se dar ao luxo de passar menos batom enquanto as mulheres que têm a área ressecada devem caprichar na quantidade.

Fazer a cor durar também pode depender do nível de hidratação da boca

Se os lábios estiverem secos, é bem provável que a cor não dure por muito tempo, o que resulta em um visual detonado no final da noite ou que necessita de muitos retoques. "Sem umidade, qualquer cor que você aplicar nos lábios vai sair rapidamente" explicou o dermatologista Joel Schlessinger ao Beauty High.

Acabe com os lábios secos

São muitas as razões que podem causar ressecamento nos lábios e elas passam pelo tempo frio, medicamentos, idade e predisposição para quem já tem a pele seca. Para mudar essa característica ou pelo menos amenizar a situação, a dica é esfoliar a área e em seguida aplicar hidratante labial. Deixe agir por cinco minutos, tire o excesso com um lenço e passe uma novamente o lip balm - isso irá remover a camada de ressecamento e deixará os lábios prontos para receber qualquer batom.

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.