Premiadas do programa 'Para Mulheres na Ciência', de L'Óreal, são produzidas por maquiadores de Maybelline NY. Confira!

Para as cientistas, o prêmio é uma oportunidade de mostrar de alavancar a carreira e de mostrar que mulher pode, sim, fazer ciência de qualidade (Foto: Juliana Coutinho)
O time de Maybelline NY entendeu as preferências das cientistas para fazer uma maquiagem impecável que seguisse o estilo de cada uma (Foto: Juliana Coutinho)
O time de Maybelline NY entendeu as preferências das cientistas para fazer uma maquiagem impecável que seguisse o estilo de cada uma (Foto: Juliana Coutinho)
As sete premiadas do programa
As sete premiadas do programa "Para Mulheres na Ciência" foram maquiadas pelo time de Maybelline NY. Confira mais detalhes sobre a produção! (Foto: Juliana Coutinho)

Quem acha que o universo científico só tem espaço para homens precisa rever já os conceitos! Nessa quarta (24), sete jovens cientistas foram premiadas por suas pesquisas através do programa "Para Mulheres na Ciência" - organizado por L'Óreal Brasil em parceria com a UNESCO e a Academia Brasileira de Ciências. Já é o 12º ano que o evento é realizado, e o 2º em que as vencedoras contam com uma superprodução toda especial, com direito à maquiagem do time de especialistas de Maybelline NY. O Tudo Sobre Make esteve por lá para conferir de pertinho a preparação do basckstage, ver as escolhas de cada uma e ainda descobrir alguns truques de ouro das maquiadoras que você pode levar para a vida. Confira a matéria!

Prêmio garante visibilidade às mulheres cientistas

Já se foi o tempo em que era difícil encontrar mulheres no meio científico: assim como tem acontecido em várias outros campos, elas têm conquistado cada vez mais espaço nas áreas de Ciências da Vida, Física, Matemática, Química e tantas outras. Nesse cenário, o programa "Para Mulheres na Ciência" tem se destacado ainda mais por incentivar a presença feminina nesse universo e ajudar quem já iniciou suas pesquisas com uma bolsa-auxílio para dar continuidade aos seus trabalhos.

Para a matemática Diana Sazaki, uma das sete premiadas, só o fato de ocupar um espaço em que os homens se destacam já foi um incentivo para a sua inscrição: "como sou da Matemática, encontro muito homem! Então, acho muito interessante darem essa oportunidade para as mulheres - e, inclusive, foi o que fez eu me candidatar ao prêmio".

Gabriela Nestal e Jenaina Soares - de Ciências da Vida e Física, respectivamente - compartilham a mesma opinião, e reforçam o quanto o programa ajuda a aumentar a visibilidade das pesquisadoras: "ele chama atenção para o nosso papel e mostra que, sim, mulheres podem fazer ciência de qualidade. O prêmio é uma forma de reconhecimento", diz a primeira. "O que acho mais chamativo é o fato de prestigiar pesquisadoras jovens. Quem está começando precisa muito de visibilidade, e esse tipo de iniciativa pode alavancar a carreira", afirma a segunda.

Básicas no dia a dia, premiadas confiaram nas mãos dos maquiadores para um look mais glamouroso

Além da emoção de serem contempladas com uma bolsa auxílio para prosseguirem com suas pesquisas, as sete premiadas também estavam em clima de euforia e ansiedade com a superprodução que as aguardava no backstage!

Com a correria do dia a dia, a maioria entregou que acaba deixando a maquiagem um pouco de lado ou investindo em algo bem simples - só com base leve, batom nude e um pouco de máscara. Mas, como era o dia de brilharem, estavam prontas para confiarem no time de Maybelline NY e ousarem um pouco mais: "vou ficar a cargo dos especialistas. Não vou sair muito do básico, mas pode ser algo mais elaborado", contou Fernanda Tonelli, de Ciências da Vida.

Gabriela Nestal, da mesma área, também estava pronta para se permitir: "hoje eu quero algo um pouco melhor! De repente uma sombra bonita, um olhão... Ou até um batom um pouquinho mais escuro", afirmou; e pouco depois ficou pronta com um batom vinho supersofisticado.

Pele impecável com tons neutros ou batons vibrantes foi destaque nas produções

Depois de entender as preferências de cada uma e pensar nas melhores opções levando em conta o vestido e os penteados - que seguiram um estilo mais clássico para combinar com o evento -, o time de Maybelline NY definiu as maquiagens.

A pele impecável com tons mais neutros, como nude e amarronzado, foi a queridinha! Marília Nunes, de Ciências da Vida, foi uma das que apostou nessa linha para ficar linda sem deixar sua personalidade de lado: "eu prefiro algo bem discreto porque eu não gosto de nada chamativo. Uso muito batom cor da boca e um brilhozinho bem sutil", contou. Outra foi a química Rafaela Ferreira, que usou lábios rosinha e um delineado clássico para não fugir muito do look discreto que tanto gosta: "geralmente, utilizo base com protetor solar no dia a dia e um batom leve. Quando tem evento, uso máscara, um pouco de blush... mas sempre mais neutra", revelou.

Mas algumas também escolheram batons escuros ou mais vibrantes para que os lábios ficassem bem destacados - como foi o caso de Pâmela Carpes, de Ciências da Vida. Antes de conversar com a maquiadora, ela já tinha pensado no vermelhão para os lábios por ser uma cor que já costuma usar e por combinar com os detalhes floridos do seu vestido; no entanto, estava livre para outras possibilidades: "para ser sincera, não estou conseguindo nem pensar muito. Então vou deixar o pessoal bem à vontade para decidir", disse rindo. Só que a ideia acabou mesmo sendo aprovada pela maquiadora Geisa Silva, que se inspirou nas makes do red carpet - com pele bem feita, nuances iluminadas e batom vermelho - para fazer a produção da cientista.

Dicas do backstage:

Além de deixarem as sete premiadas ainda mais lindas, as maquiadoras de Maybelline NY ainda reveleram alguns truques que usaram no passo a passo da produção para garantirem uma maquiagem impecável nas mulheres. Confira alguns deles para já saber o que fazer quando surgir algum evento importante:

1 - Segundo a maquiadora Karen Campello, a preparação da pele é fundamental para que a make fique intacta até o fim do evento. "Limpar a pele, hidratar... Toda essa preparação é tão importante quanto a maquiagem em si. Aliadas a produtos de qualidade, essas técnicas de pré-maquiagem fazem toda a diferença", revelou.

2 - A sombra metalizada é perfeita para valorizar os olhos sem pesar demais a produção. Além de estar super em alta, ainda pode funcionar como um truque para abrir mais o olhar! "Junto com o esfumado, a sombra metalizada traz um toque iluminado na maquiagem e ainda expande a pálpebra", entregou Karen Campello.

3 - O lápis iluminador de sobrancelhas é um desses produtinhos curingas que todo mundo tem que ter! Além de iluminar o arqueado da sobrancelha, a maquiadora Karen contou que a versão perolada também é ótima para iluminar os pontos altos do rosto e até servir como sombra. Já a opaca e nude pode ser aplicada na linha d'água para abrir o olhar.

4 - A dica da maquiadora Geisa Silva para quem tem olhos amendoados é evitar sombras muito escuras: "a estratégia para esse tipo de olho é iluminar bastante para ele abrir mais e não ficar fundo".

Redação: Nívia Passos

COMPRE O LOOK

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.