7 truques para usar maquiagem na academia e manter a pele saudável

Confira as dicas e saiba como conseguir uma pele maquiada e saudável na academia

Para quem não deixa a maquiagem de lado até mesmo na academia, alguns truques para se produzir antes de malhar são essenciais. A dica principal é não exagerar e optar por uma make "nada" e com um toque natural - com a pele uniforme como o grande segredo. Mas além de estar bonita na hora do exercício, também é importante escolher os produtos certos, já que a maquiagem para a malhação também é questão de saúde. "Dependendo do produto, ele pode obstruir os poros e prejudicar a transpiração natural da sua pele", explicou a dermatologista Gabriella Albuquerque. Confira as dicas!

1 - Fuja dos produtos em pó na academia

Na hora do treino, é inevitável que a pele fique suada e os poros dilatem, e pó compacto e blush podem impedir que a cútis respire como deve - além de fazerem uma verdadeira bagunça no rosto. "O pó seco sai com muita facilidade quando transpiramos. O pó úmido nem sempre sai com tanta facilidade, mas ao transpirar, por ser mais espesso que o pó seco, pode escorrer pelo rosto ou produzir regiões heterogêneas na face", explicou a dermatologista Gabriella Albuquerque.

2 - Não teste um produto novo na academia

Se você tem um produto novo de make na bolsa, segure a ansiedade e evite usá-lo na hora do treino pela primeira vez. Isso porque você ainda não conferiu como ele irá se "comportar" na sua pele ou se haverá alergia ou não. "Por conta da vasodilatação que o corpo sofre durante o exercício físico, podemos ter uma exacerbação da reação alérgica a produtos já previamente sensíveis pelo indivíduo e que eram desconhecidos pelo mesmo", explicou a dra. Gabriella Albuquerque.

3 - Aposte no BB Cream ou protetor solar com cor

Se você não abre mão de camuflar as imperfeições do rosto, deixe o pó compacto de lado na hora do treino e tente optar por uma base cremosa de efeito matte ou BB Cream, que segundo a dermatologista, não são arriscados para a pele, mesmo que suada. "O BB Cream seria a junção de um filtro solar associado a uma homogeneização da pele, ideal para evitar a vermelhidão pós sol ou para camuflar imperfeições", explicou. Já na escolha do filtro solar, a especialista indica escolher os que são "oil free", para não aumentar a oleosidade da pele e facilitar o aparecimento de acnes.

4 - Use um lápis de sobrancelha para realçar o olhar

Como a maquiagem de academia não pede grandes produções para a região dos olhos - como sombra ou lápis de olho - a dica é definir as sobrancelhas. Esse passo já dará um "up" em qualquer olhar, já que elas são a moldura do rosto. Invista em um lápis específico para deixar os pelinhos mais definidos e moldados, ao invés das sombras, já que eles são mais práticos e seus pigmentos não correm o risco de desmanchar com a transpiração.

5 - Use máscara de cílios a prova d'água

Para quem não abre mão de cílios curvados e realçados na academia, a máscara preta também está liberada! A dica essencial é usar produtos à prova d'água, que não vão correr o risco de manchar ou borrar conforme o rosto estiver transpirando. Para quem quiser apenas deixar os cílios penteados e separadinhos, a máscara de cílios incolor também é uma boa opção.

6 - Prefira o blush cremoso

Assim como o pó compacto, o blush em pó também deve ser evitado na academia, abrindo espaço para o produto cremoso, que vai fixar melhor na pele durante o exercício. Se você só tem blush em pó na nècessaire e quer evitar aplicar a textura na hora de malhar, um truque prático é usar um batom cremoso rosado e bem clarinho para dar um toque corado as maçãs. Com a ponta dos dedos, aplique nas bochecas fazendo movimentos circulares e depois dê leves batidinhas para deixar mais natural.

7 - Tenha sempre um lip balm ou protetor labial

Os lábios também merecem toda a atenção na hora dos exercícios físicos. Para deixar os lábios hidratados e, de quebra, garantir um toque de cor de forma natural, o lip balm é a opção mais prática - já que não precisa nem se olhar no espelho para retocar. Já os batons cremosos também são outra alternativa, pois garantem mais conforto e mais duração: a dica é optar pelos tons mais suaves e discretos, que não vão pesar no visual da academia.

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.