Automaquiagem: dicas de como começar a se maquiar

mulher com um pincel de maquiagem posando para foto

A maquiagem exerce um papel muito importante na autoestima das pessoas, principalmente por deixá-las mais confiantes com sua aparência e poder destacar os traços físicos, criando uma produção personalizada e que externaliza o seu estilo. Apesar de ter inúmeras formas de aprender a como se maquiar, muitas vezes é necessário recorrer ao curso de automaquiagem para poder aprender com mais facilidade e técnica, como aplicar cada produto.

O blog de Maybelline NY te explica o que é a automaquiagem e porque ela pode te ajudar a melhorar sua produção make e fazer com que você arrase nas produções.


O que é a auto maquiagem?

Automaquiagem é a habilidade de aplicar maquiagem em si, sem a necessidade de um profissional. Isso inclui entender quais produtos são adequados para o seu tipo de pele, como aplicá-los corretamente e como usar técnicas diferentes para realçar ou minimizar características faciais específicas.


Como se automaquiar?

Saber se maquiar é um desafio para muitas pessoas, que não fazem ideia por onde começar ou não tem tanta habilidade para aplicar os produtos na face e construir maquiagem que seja a de acordo com seu estilo e gosto pessoal. Por isso, existe um passo a passo de como fazer a maquiagem, para que se possa entender qual o objetivo de cada produto na construção da sua produção.


1- Prepare a pele

A preparação de pele é o primeiro passo da sua automaquiagem, pois ela é responsável por selar os poros, hidratar a pele e garantir que sua maquiagem dure por mais tempo, além de proporcionar melhor acabamento. Em geral a preparação de pele é feita com passos do skincare seguido pela aplicação de produtos que ajudam na fixação da maquiagem, como o primer facial.

Ao hidratar a pele garantimos que a camada protetora consiga reter água, formando a barreira lipídica, desta forma a pele do rosto não terá uma produção de oleosidade exacerbada, tampouco irá absorver os produtos de maquiagem na tentativa de se manter hidratada.

Já o primer facial tem a função de criar uma barreira, como uma espécie de película que ajuda na fixação dos produtos, além de uniformizar a sua pele, deixando os poros menos visíveis e a pele mais sedosa, com acabamento aveludado. Por isso, é indispensável o uso do primer facial na sua automaquiagem.

O Primer Fit Me é ideal para fazer parte das sua produção, pois garante o efeito primer por até 16 horas*, entregando uma pele uniforme, com acabamento mate e poros menos visíveis. Além disso ele conta com FPS 50** e ajuda a controlar a oleosidade da pele, perfeito para quem sofre com a pele oleosa.


2- Comece usando base

A aplicação da base é uma continuação da preparação de pele, já que a base facial tem a funcionalidade de uniformizar o tom da pele, cobrir manchinhas e marcas indesejada e como o nome sugere, ser a base da sua make, ajudando os demais produtos da sua maquiagem a terem uma melhor fixação na pele.

Escolha uma base facial que seja indicada para seu tipo de pele, desta forma sua maquiagem não ficará com o acabamento prejudicado, além de obter melhor performance e fixação na pele.

A Base Fresh Tint Fit Me é um lançamento de Maybelline NY que irá transformar as suas maquiagens. Com o ativo de Vitamina C presente em sua composição, a Base Fresh Tint une os benefícios do skincare com a excelência em cobertura da base, deixando a pele radiante ao longo do tempo, protegida graças ao FPS 50** e entrega uma cobertura média, sendo perfeita para usar no dia a dia.


base facial fresh tint fit me com vitamina c de maybelline ny

3- Passe corretivo em pontos que precisam de maior cobertura

O corretivo é indicado para cobrir manchas e marcas indesejadas de forma pontual, cobrir olheiras e pode ser usado para trazer maior luminosidade para o centro do rosto, sendo muito útil na sua automaquiagem. Não há segredos para usar o corretivo, mas para que tenha uma boa cobertura é importante ser escolhido com o tom mais próximo da sua pele.

O Corretivo Eraser é um queridinho nos kit de maquiagens de profissionais e iniciantes no mundo da maquiagem, por conter um excelente cobertura e ser multifuncional, podendo ser usado para corrigir, iluminar e contornar o rosto. Com Goji Berry e Haloxyl em sua fórmula, você obterá a área dos olhos totalmente revigorada e radiante.


modelo aplicando corretivo eraser de maybelline ny no rosto

4- Opte por maquiagens do olhos de menos complexidade

Quando iniciamos nossa primeiros produções de maquiagem, logo queremos fazer a maquiagem dos olhos com maior complexidade, mas é importante que tenhamos em mente que o ato de se maquiar exige prática, por isso devemos começar pelo simples e ao longo do tempo ir aperfeiçoando as técnicas e encontrando maneiras de fazer makes mais complexas, se forma descomplicada.

Na automaquiagem, é indicado começar a maquiagem dos olhos por produções mais simplistas e que exigem menos técnica, desta forma você conseguirá se habituar a fazer esse tipo de maquiagem e ir experimentando novos modelos aos poucos. Comece pelo famoso delineado, passeie pelos diversos tipos de delineados mais simples, para entender qual mais combina com o seu estilo, como o delineado gatinho ou o delineado esfumado.

Para facilitar a execução do seu delineado, use a Caneta Delineadora Tattoo Liner que possui duração de até 48h***, não borra, não descama e ainda é à prova d’água, perfeita para qualquer ocasião e para fazer parte da sua make no dia a dia.


5- Máscara de cílios alonga e preenche o olhar

Claro que não podemos esquecer da máscara de cílios na sua automaquiagem. A máscara de cílios é um item coringa na sua make, pois ela tem o poder de elevar o seu olhar, deixá-lo destacado e ainda deixar sua maquiagem fora do óbvio. Se você sonha com cílios alongados é bem preciso, saiba que a máscara de cílios pode proporcionar isso e ainda ter uma boa duração, fazendo com seu make dure o dia todo.

A máscara de cílios The Falsies Surreal possui o efeito 3D em sua aplicação, garantindo cílios mais volumosos, espessos e alongados.


6- Use um batom que fique confortável nos lábios

Para completar a sua automaquiagem, nada melhor que um belíssimo batom para deixar seus lábios destacados e complementar sua make. Opte por escolher um batom que tenha o acabamento de acordo com o seu gosto, como cremoso, matte e vinílico, assim seus lábios estarão confortáveis com esse produto e deixando você ainda mais linda.

A linha de Super Stay Matte Ink possui duração de até 16 horas****, cores super pigmentadas e um aplicador em formato flecha que facilita a melhor distribuição do produto nos lábios. Para quem prefere o acabamento espelhado, o Super Stay Vinyl Ink é um excelente aposta, pois possui uma fórmula que até a cor intacta, não transfere e nem borra e ainda deixa os seus lábios com o acabamento espelhado em igual.


Qual a vantagem de fazer um curso de automaquiagem?

Fazer um curso de automaquiagem é muito vantajoso para quem não tem muita experiência com os produtos de maquiagem ou que não tem tanta familiaridade com as técnicas de make. É sempre indicado para quem não tem conhecimento com os produtos de beleza ou quer melhorar a aplicação e execução das técnicas, para obter maquiagens bem trabalhadas e com excelente execução.

*Teste de uso com 167 consumidoras, autoavaliação
**Este produto não é um protetor solar
***Teste instrumental
****Autoavaliação em 114 consumidoras


Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.